quinta-feira, 13 de março de 2014

Cursos oferecidos pelo NTE aos Professores...

              Com cordiais cumprimentos, vimos através deste informar sobre os cursos que serão ofertados pelo NTE – Núcleo de Tecnologias Educacionais de Ibirama no primeiro semestre, são cursos em parceria com o Ministério da Educação (MEC)- E-Proinfo, onde tem a principal função capacitar as escolas para o uso das tecnologias nas escolas. Teremos 4 polos de dois cursos:
1- Introdução à Educação Digital em Presidente Getúlio com carga horária de 60hs divididos em 4 meses, tendo no mínimo 5 encontros presenciais, curso de março a junho de 2014 no período noturno, tutora Roselaine Lídia Schmidt, o curso será na EEB Cecília Ax, primeiro encontro dia 19/03/2014 às 18hs e 30 min.
2- Introdução à Educação Digital em Ibirama no NTE de Ibirama com carga horária de 60hsdivididos em 4 meses, tendo no mínimo 5 encontros presenciais, curso de março a junho de 2014, primeiro encontro dia 18/03/2014 às 18hs e 30 min.
3- Redes de Aprendizagens em Witmarsum na EEB Professora Semíramis Bosco, com carga horária de40hs divididos em 4 meses, tendo no mínimo 5 encontros presenciais, curso de março a junho de 2014, tutora Tatiana Paduin Bittencourt, primeiro encontro dia 20/03/14 às 18hs e 30 min.
4- Redes de Aprendizagens no NTE de Ibirama, com carga horária de 40hs divididos em 4 meses, tendo no mínimo 5 encontros presenciais, curso de março a junho de 2014 no período noturno, primeiro encontro dia 19/03/2014 às 18hs e 30 min.
            Os cursos serão ofertados a gestores e professores da rede estadual e municipal da 14ª GERED de Ibirama, estes cursos são à modalidade semi-presencial, isso quer dizer, metade presencial e outra parte a distância, onde os cursistas tem atividades que deverão ser realizadas a distância e num ambiente virtual (http://e-proinfo.mec.gov.br).
            Estão abertas as inscrições para os cursos acima citados, quem tiver interesse em participar em algum destes cursos podem preencher a inscrição em anexo, assinar, scanear e enviar por e-mail paranteibiramacursos@gmail.com. Os quatro polos têm vagas para 30 cursistas cada polo, onde os trinta primeiros inscritos terão a vaga garantida, a resposta será por e-mail no qual o cursista enviou sua inscrição, lembre-se de identificar o pólo dizendo o curso e a cidade onde vai realizar o mesmo. Maiores informações no BLOG do NTE: http://nteibirama.blogspot.com.br 
            Quaisquer dúvidas liguem no NTE de Ibirama 3357 8926 ou 3357 8939 com Rosimeire, Neusa ou Iracema. Estamos esperando por vocês para ampliarem seus conhecimentos e aperfeiçoar ainda mais suas práticas pedagógicas: Continua a caber ao professor dois papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida. Se o horizonte é o mesmo, os ventos mudaram de direção. É preciso ajustar as velas e olhar mais uma vez a bússola.” (José Manuel Moran).

quarta-feira, 12 de março de 2014

Geração Z




Televisão ligada enquanto se estuda para uma prova e fones nos ouvidos ao redigir um trabalho escolar são cenas bem comuns na atualidade entre os jovens nascidos em meados das décadas de 1980 e 1990.

Alguns especialistas os chamam de Geração Z, uma geração que nasceu sob o advento da internet e do boom tecnológico e para eles estas maravilhas da pós-modernidade não são nada estranháveis. Videogames super modernos, computadores cada vez mais velozes e avanços tecnológicos inimagináveis há 25 anos: esta é a rotina dos jovens da Geração Z. Conheça agora um pouco mais sobre esta denominação, seus membros e seus costumes.

Como vive a Geração Z?
Seu mundo é tecnológico e virtual. Para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição e cada vez mais novidades neste ramo. Sua vida é regada a muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo.

Se a vida no virtual é fácil e bem desenvolvida, muitas vezes a vida no real é prejudicada pelo não desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais. Vive-se virtualmente aquilo que a realidade não permite. Talvez daí venha o fascínio dos jovens por jogos fantasiosos onde estes podem ser o que quiserem, sem censura ou reprimenda.

Suas características
Aliás, obsolescência é algo bastante comum nos membros desta geração. A rapidez com que os avanços tecnológicos se apresentam atualmente acabaram por condicionar os jovens a deixar de dar valor às coisas rapidamente. Isso começa bem cedo, quando crianças esperam o ano todo para ganhar um brinquedo e depois de dois dias ele já está largado em um canto.


Outra característica marcante da Geração Z são problemas de interação social. Muitos deles sofrem com a falta de expressividade na comunicação verbal, o que acaba por causar diversos problemas principalmente com a Geração Y, anterior a sua. Essa Geração também é marcada pela ausência da capacidade de ser ouvinte.
A Geração Y, por exemplo, acreditava piamente em carreira e estudos formais e muitos se dedicaram fortemente para isso.
A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e estudos formais, pois para eles isso é um tanto quanto vago e distante. Segundo especialistas, poderá haver uma “escassez” de médicos e cientistas no mundo pós-2020.
Enfim, essa geração – chamada também de Geração Silenciosa, talvez pelo fato de estarem sempre de fones de ouvido (seja em ônibus, universidades, em casa...), escutarem pouco e falarem menos ainda – pode ser definida como aquela que tende ao egocentrismo, preocupando-se somente consigo mesmo na maioria das vezes.

Problemas?
Ora, assim como todas as gerações anteriores, esta também passará por problemas, principalmente em relação a sua atuação profissional. Sua rapidez de pensamento e incapacidade para a linearidade pode facilitar muito em determinadas áreas, porém em outras que exigem mais seriedade e concentração podem sofrer algumas dificuldades.

Contudo, o amadurecimento que vem com o passar dos anos deve trazer também um senso de responsabilidade a estes jovens (que certo dia deixarão de ser jovens) e passarão a se fixar mais em seus objetivos profissionais.

Dentro da sociedade, a atuação política destes jovens também pode se tornar bastante preocupante, afinal, a enorme quantidade de itens tecnológicos e informações desnecessárias acabam por distrair suas mentes, tornando-os, na maioria das vezes, alheios à vida política de sua comunidade, sua cidade, seu país e o próprio mundo.

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Os pais dando o exemplo aos seus filhos ...

A comunidade escolar da E.E.B. PAPA JOÃO XXIII no dia 08/02/14 deu mais um exemplo de união, comprometimento, responsabilidade, força, mostrando que ajuda em tudo que precisar na escola. O mutirão de limpeza e organização é um sucesso. Os pais dando o exemplo aos seus filhos que é dessa forma que se faz educação de qualidade. Obrigado a esta maravilhosa COMUNIDADE. ;







 Bruno Loch - Diretor

quinta-feira, 6 de março de 2014

Aprendendo virtualmente...

Alunos do 5 º ano da E. E. B Papa João XXIII após aprenderem na teoria sobre o que é um apiário e a produção de mel, agora eles aprendem virtualmente. No jogo eles têm que limpar o terreno, instalar as colmeias, plantar flores  e por fim vender o mel.




Em uma atividade divertida nossos alunos fixam o conteúdo de forma lúdica e atrativa, ou seja, eles aprendem brincando...